O Café do Fantasma Azul

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

2012 - Lançamento do livro infantil "O Sumiço dos Doces de São Cosme e São Damião"


Por influência de uma amiga, comecei a ler Câmara Cascudo e Rossini Tavares de Lima.

Vi como o nosso folclore é rico e  fonte perene de inspiração para  histórias fantásticas e maravilhosas. 

Mas, principalmente  a ideia que Rossini sugere sobre a exploração da cultura espontânea do cotidiano me encantou. Em suas próprias palavras:



"O que predomina ainda, entre nós, é a atitude estética em relação ao folclore. Como cultura espontânea, este se acha muito mais perto de nós do que se imagina. Desde o levantar até o dormir, vive-se grande parte na atmosfera da referida cultura. Não apenas no que se intitula usos e costumes, explicados nos ritos de passagem, mas em tudo o mais também: jeito de levantar da cama, maneira de se vestir, verificar o tempo, tomar café, [...] apreciar o que os outros fazem deste ou daquele jeito."






O lançamento foi feito na Organização Educacional Margarida Maria pela "Livro Fácil Eventos", durante a XXIII Feira do Livro e Ideias, em maio de 2012.

São quatro histórias independentes, mas que trazem uma certa ligação entre elas, pois as personagens são três irmãos - Guilherme, Gabriel e Maria - que vivem as aventuras do dia-a-dia, com seus mistérios, as dificuldades, seus descobrimentos e encantos.  



Este livro está à venda: http://loja.tachiondigital.com.br/